Prefeito: José Carlos Hori

JABOTICABAL

História

Por carta Sesmaria, de 27 de abril de 1820, João Pinto Ferreira adquiriu de João Rodrigues Lima uma gleba de terra no ribeirão da Cachoeira, com uma légua de frente, por três de fundo, dominada de matas, no sertão de Araraquara.

 Aí formou sua fazenda, à qual chamou de Cachoeira e depois Pintos, iniciando em 1828, nas margens dos córregos do Cerradinho e Jaboticabal, um patrimônio em torno da capela, erguida em louvor a Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho.

 À escritura de doação para o patrimônio foi lavrada na própria capela, em 18 de outubro de 1844, pelo tabelião vindo da Vila de São Bento de Araraquara.

 À presença da capela, a fertilidade dos solos e a abundância de águas entre os dois córregos que contornam a colina onde se instalou a Cidade, contribuíram para a atração de moradores e progresso do povoado.

 Em 1857, o Curato de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal, foi elevado a Freguesia que, dez anos depois, passou à categoria de Vila.

 Durante sua evolução política, Joboticabal incorporou um extenso território que abrangia os atuais municípios de Barretos, São José do Rio Preto, Bebedouro, Pirangi, Monte Alto, Taquaritinga, Guariba, Pitangueiras, Paraíso, Taiaçu e Taiuva.

Gentílico: jaboticabalense

 
Pontos de informação:
Tel.: (16) 3202-0468
SITE1
 

Onde Comer


Em Breve!

Onde Ficar


Em Breve!

Onde Estamos

CHEGAR1

 

 

 

 

Compartilhe a Noticia: